A fimose é uma condição que afeta o pênis e principalmente os recém-nascidos, muitas vezes retrocedendo sem nenhum tipo de intervenção ou tratamento. Menos frequentemente, a fimose se manifesta só mais tarde, durante a adolescência ou na vida adulta.
Enfim, como podemos definir essa condição? Quais são as causas? Quais os tratamentos? A fimose afeta apenas bebês?
Índice
O que é fimose?
A fimose é uma condição do pênis: ela se caracteriza pelo estreitamento em torno do prepúcio. Dessa forma, torna-se impossível (ou pelo menos difícil) trazer o prepúcio para baixo e deixar a glande à mostra.
Quem é atingido pela fimose?
De fato, a fimose é um fenômeno natural para um recém-nascido. Assim, por volta dos 3 ou 4 anos de idade, ela desaparece sozinha. Às vezes, em alguns casos, é necessária a intervenção médica, para desprender essa pele sob anestesia.
Por exemplo, em termos estatísticos: 50% das crianças com 3 anos de idade não conseguem retrair o prepúcio; por outro lado, aos 17 anos, esse número cai para 1%.
Mesmo assim, esse problema pode surgir durante a fase adulta ou continuar presente desde a infância sem ter sido tratado.
Há uma condição que afeta a pele (como o líquen escleroso) que pode provocar a fimose, principalmente em homens adultos, tornando o prepúcio menos flexível.
Tudo sobre a anatomia do pênis [Omenscast #14]
No nosso 14º episódio do Omenscast, o médico urologista João Brunhara vai abordar tudo sobre o órgão sexual masculino: as partes do pênis, os diversos tipos, formatos e tamanhos. A transcrição do áudio você poderá encontrar aqui.
Causas
Dentre as causas da fimose, podemos citar: o estreitamento do prepúcio (pele que cobre a glande do pênis), lesões provocadas ao forçar a retração dessa pele, infecções (como a balanite, por exemplo), um tumor ou diabetes.
O estreitamento do prepúcio é geralmente muito leve durante a infância e se manifesta mais tarde na adolescência, quando ocorrem as primeiras relações sexuais e o pênis aumenta de tamanho. O desconforto é, então, sentido somente durante a ereção.
Diagnóstico médico e consequências
Um médico pode realizar o diagnóstico da fimose. Além disso, é importante que os pais ou a própria pessoa afetada não tente forçar a retração do prepúcio sem supervisão.
Normalmente se sugere a cirurgia perto dos 10 anos de idade, mas possivelmente antes, dependendo do caso (como em crianças com um estreitamento muito acentuado ou com infecções urinárias de repetição). Além disso, pode se realizar essa cirurgia em qualquer faixa etária por motivos culturais, religiosos ou de preferência familiar.
Uma fimose com causas infecciosas pode trazer várias consequências:
- maior risco de infecção da glande (principalmente a balanite);
- infecções urinárias;
- dor ou dificuldade durante o sexo.
A fimose também pode, do mesmo modo, causar uma Parafimose, quando o prepúcio fica preso abaixo da glande e não pode mais recobri-la, mesmo com o pênis flácido. Isso pode trazer muita dor e deixar a glande inchada.
O atendimento personalizado de um urologista pode te ajudar
Marcar Teleconsulta AgoraConsulte um médico ONLINE e comece com o tratamento já!
Tratamentos
Utilizamos pomadas e técnicas de tração para desfazer a fimose apenas em crianças.
Em um adulto, normalmente, quando nos deparamos com um estreitamento considerável do prepúcio ou com uma exposição difícil (ou impossível) da glande, precisamos recorrer ao tratamento cirúrgico.
Estamos falando de uma cirurgia simples, que remove o excesso de pele e, principalmente, aquela faixa estreita do prepúcio que cria um anel de constrição e impede que o pênis aumente de tamanho. Trata-se de um procedimento rápido e seguro, chamado de postectomia ou circuncisão.
Além disso, caso pareça impossível retrair a pele que recobre a glande, há uma outra possibilidade: talvez possa ser um freio muito curto. Durante o sexo, ele pode se romper sozinho e provocar sangramento. Em geral, isso não é nada grave (e até mesmo resolve o problema inicial!).
Mas, se o problema não se resolver por si só, pode ser necessário realizar uma pequena incisão no freio – uma cirurgia plástica simples. Essa operação é segura e fácil.
Quando procurar um urologista especializado em sexualidade? [Vídeo]
Está na dúvida se está passando por algum tipo de problema sexual? Alguma disfunção sexual, como talvez a disfunção erétil, ou uma ejaculação precoce ou uma perda de libido? Pois talvez seja hora de se consultar com um urologista.
E é por isso que nosso médico Dr. João Brunhara vai tirar algumas dúvidas sobre quando se consultar com urologistas especializados em sexualidade e como fazer isso da melhor forma!
Fimose: conclusão
Após os 3 anos de idade, você deve observar se seu filho é capaz de retrair o prepúcio normalmente.
Em caso de dúvida, pode ser necessário um pequeno e rápido exame médico. Mesmo porque, se o problema se confirmar mais tarde, as consequências podem ser mais constrangedoras.
Se esse problema aparecer durante a adolescência ou na vida adulta, o homem pode ter dificuldades em ter relações sexuais ou sentir dor. Além disso, isso pode facilitar o desenvolvimento de certas doenças.
Geralmente, podemos tratar a fimose sem nenhum problema. Por isso, é importante não correr riscos e consultar um médico se houver qualquer dúvida, especialmente se isso te incomodar no seu dia a dia.
Fontes
- Acta Urológica, 2006: Carlos Brás Silva, Mário Cerqueira Alves, Jorge Cabral Ribeiro, Américo R. dos Santos. Fimose e Circuncisão.
- Flávio Rosa da Silva Filho, Cano Costantini Mesquita, Danilo Marchesi Marcussi. Fimose: conceitos e tratamento cirúrgico.
- Sociedade de Pediatria de São Paulo, Departamento Científico de Clínica Cirúrgica em Pediatria da SPSP: José Roberto de Souza Baratella. Fimose: quando a cirurgia é indicada?
Tenho pequenas fissuras na ponta do pênis e não consigo expor a glande. Isso tem me causado desconforto, tenho 55 anos e não possuo condições financeiras.
qual a idade minima para cirurgia de fimose?
se um bebe esta tendo infecção urinaria seria por causa da fimose?