O pênis é um músculo? Dá para deixá-lo mais forte?

Na verdade o pênis não é um músculo, mas há outras formas de se fortalecer uma ereção
Picture of Escrito por
Escrito por

Caio Vega

Última atualização

16 de agosto de 2024

O pênis não é um músculo e, literalmente falando, não é possível fortalecê-lo.

Por outro lado, você pode usar remédios para ereção sob prescrição médica, para recuperar uma ereção forte. Além disso, você pode também fortalecer o assoalho pélvico, o que ajuda a obter ereções melhores. Afinal, o pênis já se mantém forte naturalmente: durante as relações sexuais ou durante a noite (ereções noturnas/matinais).

Faremos, então, uma breve visão geral do órgão genital masculino, da sua anatomia, função e como mantê-lo em bom estado.

O pênis não é um músculo


O aparelho genital do homem consiste em duas categorias de órgãos: internos e externos.

  1. Os órgãos externos são o saco escrotal (bolsa testicular) e o pênis.
  2. Os órgãos internos incluem os testículos (que produzem hormônios e espermatozóides), as glândulas (como a próstata) e canais que transportam urina e esperma.

Vamos nos concentrar, portanto, no órgão externo: o pênis.

Tudo sobre a anatomia do pênis [Omenscast #14]

No nosso 14º episódio do Omenscast, o médico urologista João Brunhara vai abordar tudo sobre o órgão sexual masculino: as partes do pênis, os diversos tipos, formatos e tamanhos. A transcrição do áudio você poderá encontrar aqui.

Anatomia do pênis


O pênis é composto de várias camadas de tecido:

  • os dois corpos cavernosos
  • o corpo esponjoso

Seu tamanho é variável de acordo com cada indivíduo, com cerca de 13cm em média (ereto).

A uretra atravessa o corpo esponjoso. A uretra é o canal que transporta a urina e o sêmen, terminando no meato uretral. Além disso, ela tem tanto uma função sexual (ejaculação) quanto uma função mictória (o ato de urinar).

A artéria cavernosa percorre o corpo carvenoso. No final do corpo esponjoso está a glande do pênis, rodeada pelo prepúcio, que cobre ou descobre o membro. O prepúcio é segurado pelo “freio”.

Tadalafil + Dapoxetina = ereção mais forte e por mais tempo!

Marcar Teleconsulta Agora

Consulte um médico ONLINE e receba o medicamento manipulado

Funções do pênis


Micção

A micção é o ato de urinar. A uretra evacua a urina através do meato uretral, localizado no final da glande.

Essa é a principal função do pênis.

Sensibilidade da glande

A glande é a área mais erógena e sensível do corpo masculino. Durante o ato sexual, essa área é estimulada e gera bastante prazer.

Ereção

A segunda função principal do pênis é o coito.

A ereção é causada pela excitação sexual. Assim, o pênis fica maior e duro, graças aos corpos esponjosos que se enchem de sangue até a glande.

O prepúcio é geralmente exposto durante a ereção, mas nem sempre esse é o caso.

Orgasmo e ejaculação

Quando a excitação sexual atinge o seu ponto máximo, os músculos da pélvis se contraem e expelem o esperma. Na maioria das vezes, o orgasmo acompanha a ejaculação (a expulsão do sêmen).

Hábitos saudáveis influenciam a ereção? [Vídeo]


Hábitos saudáveis influenciam a ereção?

Afinal, que você já sabe hábitos saudáveis, como boa alimentação e prática de esportes, ajudam em questões como melhorar a ereção, né? Mas muitos ainda precisam entender a relação entre álcool e problemas de ereção e entre drogas e impotência masculina. Nesse vídeo, o médico João Brunhara fala sobre tudo isso.

É possível fortalecer o pênis?


O pênis não é um músculo. Então, não tem como falarmos em “fortalecimento”.

No entanto, relações sexuais frequentes ajudam a conservar o pênis. Da mesma forma, a alimentação, o estilo de vida e seus hábitos podem ser benéficos ou prejudiciais para a libido.

O pênis também faz sua automanutenção enquanto dormimos. Tem sido observado, aliás, que as ereções na parte da noite ou de manhã contribuem verdadeiramente para a saúde do pênis.

Por fim, se você sofre de disfunção erétil, você pode, a qualquer momento, recorrer aos medicamentos para ereção, mediante a prescrição de um urologista.

Como você deve cuidar do seu pênis

Você pode privilegiar aquelas ações que são benéficas para a libido. Por exemplo, adotar uma dieta saudável, com frutas e vegetais, vitaminas e alimentos antioxidantes.

Evite principalmente o excesso de álcool e o tabaco! Eles não são prejudiciais apenas à libido, mas também aos tecidos.

Fazer esporte, ter uma noite de sono renovadora,… Todas as atitudes que possuem uma boa relação com o corpo e com a saúde mental são benéficas para manter o pênis saudável.

Fortalecendo os músculos pélvicos

O fortalecimento desses músculos traz muitos benefícios, inclusive ajudando a melhorar a qualidade das ereções e a duração das relações sexuais.

Tonificar os músculos do assoalho pélvico ajudará, consequentemente, a fortalecer seu pênis com ereções melhores.

Lembre-se que esses músculos estão diretamente relacionados à rigidez da ereção e à expulsão do esperma. Por isso, se a ejaculação é um reflexo dos músculos, aprender a controlá-los pode ajudar a retardar sua excitação.

Os músculos pélvicos não devem ser confundidos com os músculos abdominais. Chamamos a área do assoalho pélvico de períneo, que está localizada entre o ânus e os testículos.

Existem exercícios simples para fortalecer essa região, chamados exercícios de kegel.  

Eu não sabia que dava para melhorar a ereção naturalmente. Mas dá! Esse curso tem exercícios e técnicas muito boas, práticas e fáceis de incorporar no dia a dia, e o médico que ensina é excelente. Ah, e o suporte contínuo e o acompanhamento de todos os especialistas fazem toda a diferença.

— Alexandre M., 28 anos

CONHEÇA A SUA SOLUÇÃO

O pênis não é um músculo: conclusões


Ainda que o pênis pareça um músculo, seus corpos cavernosos e esponjosos não são. Essas estruturas se enchem de sangue durante a excitação sexual.

O sangue é então mantido lá por algum tempo, antes de deixar o pênis e fazer com que ele volte a ficar mole.

Por isso, não é fisicamente possível fortalecer os músculos do pênis ou aumentá-lo naturalmente.

No entanto, você pode contribuir para a saúde dele através de atitudes simples, hábitos saudáveis e exercícios (exercícios de Kegel) para fortalecer os músculos que estão indiretamente envolvidos na ereção (músculos pélvicos).

Se você tem algum problema de ereção, não hesite em falar com um especialista: a disfunção erétil pode ser facilmente tratada.

Fortaleça a sua ereção: urologistas disponíveis HOJE mesmo

Marcar Teleconsulta Agora

Consulte um médico pelo celular ou computador (a partir de R$ 79)


Referências

14 respostas

  1. Tenho 53anos e dimiuu muito a minha direção e quan fica duro o prnes dura muito pouco tempo, o que posso fazer pra melhorar?

  2. Dr quando o penes é furado con uma agulha sub cutânea e fica inchado
    9 diminuindo a ereção o quê se faz para melhorar

  3. Após realizar exercício de jelqing forçadamente , o pênis perdeu a estabilidade, aquela firmeza de ficar apontado pra cima, mas mantem a ereção e atividade sexual normal. A Pergunta é, pode ter ocasionado estiramento de algum ligamento ou músculo interno? É possível reverter? Como voltar a ter a firmeza (pênis ficar apontado pra cima)?

  4. Juca, podes ter expelido “remanescentes” de gozos, anteriormente havidos, que se acumulam após as relações sexuais, nos dutos prostaticos. Tal acúmulo é gradativo (teria que ter vida sexual bem ativa) para esse intervalo de tempo demorar menos (entre as massagens)!

  5. Fazia 30 dias longe da esposa e tive orgasmo pela massagem externa da próstata uma única vez … expeliu líquido tentei mais vezes a massagem mas não tive êxito …. gostaria de saber o motivo de não alcançar mais como a primeira vez….55 anos …. não curto massagem da próstata pelo ânus.

  6. Não me masturbo e costumo fazer sexo uma vez por semana devido a rotina . Porém notei q após essa ” rotina” minha ejaculacao não possui mais jatos e diminuiu bastante . É normal ?

  7. Sou de Lisboa tenho 53 anos não consigo manter uma ereção mais que 5 segundos mas tenho muita vontade em sexo

  8. Após um impacto meu pênis encurtou bastante e engordou. O endurecimento parece não alcançar a glande. Ocorre dificuldade de ejaculação nunca havida antes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *