Já teve alguma dúvida sobre como colocar o preservativo corretamente? Pois saiba que conhecer a forma certa de utilizar a camisinha garante a eficácia da proteção contra ISTs!
Todo o processo é bem simples, depois de algum treinamento: leva menos de 1 minuto para colocar a camisinha no pênis ou no máximo 2 minutos na vagina. Além disso, essa é uma forma de contracepção e proteção acessível: o preço médio dos preservativos masculinos é de 1 real cada e dos preservativos femininos é de 8 a 12 reais. Mas todas as duas opções estão disponíveis de graça no posto de saúde.
Vem entender junto com a Omens como colocar essas duas formas de proteção em um tutorial simples.
Índice
Colocando o preservativo MASCULINO em 5 passos
O preservativo masculino é um dos métodos de contracepção e de proteção contra ISTs mais eficientes da atualidade. Mas para que ele atinja todo o seu potencial, é preciso tomar certas precauções antes de utilizá-lo e colocá-lo corretamente.
Acompanhe o tutorial para descobrir como:
Antes do uso…
Antes de abrir e utilizar o preservativo, atente-se às seguintes informações e detalhes na embalagem:
- primeiramente verifique a validade do preservativo;
- em segundo lugar, observe se existem furos, rasgos ou se a embalagem está danificada;
- então, guarde-o em um lugar adequado, seco, em que não haja fricção até o momento de usar.
Passo 1: Abrindo a embalagem
O primeiro passo é abrir a embalagem: não utilize objetos cortantes e não utilize os dentes para abrir o pacote. Essa não será uma etapa muito difícil, já que o próprio pacote do preservativo pode ser facilmente aberto com os dedos.
Siga os passos:
- com a embalagem ainda fechada, deslize a camisinha para o lado. assim você garante que ela não será rasgada ao abrir o pacote;
- depois rasgue com as mãos a embalagem do lado oposto.
Passo 2: Colocando a camisinha
Coloque a camisinha quando o pênis estiver rígido e ereto. Lembre-se que o lado correto para colocar o preservativo é com a parte lubrificada por fora.
Com a parte da camisinha lubrificada por fora, encaixe-o na ponta do pênis para que seja possível deslizá-la até a base.
Passo 3: Desenrolando o preservativo
A camisinha deve se desenrolar facilmente. Caso isso não aconteça, o preservativo pode não ser o correto para o seu corpo ou pode ser que esteja do lado errado. Em qualquer um dos casos, retire a camisinha e tente novamente.
- após colocar a camisinha na ponta do pênis, segure a extremidade do preservativo com o dedo indicador e o polegar e aperte, para retirar o ar;
- puxe o anel do preservativo e desenrole-o até a base do pênis, sempre segurando a ponta.
Passo 4: Lubrificante
Caso use lubrificante, ele deve ser aplicado sempre após colocar o preservativo. Utilize aqueles à base de água ou de silicone, já que os feitos a base de óleo podem causar a ruptura da camisinha.
Passo 5: Removendo o preservativo
A utilização correta da camisinha também envolve saber como retirá-la corretamente.
- após a relação sexual, antes de retirar o pênis segure o preservativo pela base do pênis.
- retire o pênis ainda ereto, mantendo o preservativo no lugar;
- por fim, puxe a camisinha com cuidado, faça um nó na base do preservativo e jogue-o no lixo.
O atendimento personalizado de um urologista pode te ajudar
Marcar Teleconsulta AgoraConsulte um médico ONLINE e comece com o tratamento já!
Colocando o preservativo FEMININO em 5 passos
A camisinha feminina não é tão utilizada e conhecida quanto a masculina, por isso muitas pessoas não sabem como colocá-la, tornando esse momento de utilização até mesmo vergonhoso. Vamos aprender como utilizar um preservativo feminino passo a passo para evitar esse tipo de situação.
Antes do uso…
Antes de abrir e utilizar o preservativo feminino, se atente às seguintes informações e detalhes na embalagem:
- primeiramente verifique a validade do preservativo;
- em segundo lugar, observe se existem furos, rasgos ou se a embalagem está danificada;
- então, guarde-o em um lugar adequado, seco, em que não haja fricção até o momento de usar.
A camisinha feminina pode ser colocada em até 8 horas antes da relação sexual. Além disso, não é necessário parar a relação sexual para executar todo o processo.
Passo 1: Abrindo a embalagem
Na hora de abrir a embalagem, não utilize dentes ou outros objetos cortantes, para não rasgar o preservativo. Caso não esteja familiarizada com o preservativo, recomendamos que treine de 3 a 4 vezes a sua utilização.
Passo 2: Colocando a camisinha feminina
Posicione-se de forma confortável para a inserção da camisinha feminina: deitada, sentada ou em pé apoiada em uma cadeira.
- após abrir a camisinha, segure a argola menor com o polegar e o indicador;
- insira esse anel dentro do canal vaginal com a ajuda de um dedo indicador.
Passo 3: Desenrolando o preservativo feminino
- o anel menor deve ser empurrado com a ajuda do dedo indicador o mais profundamente possível, para que alcance o colo do útero.
- o anel externo, o maior, deve ficar para fora do canal vaginal e o pênis deve ser guiado de forma a ser inserido dentro desse anel.
Passo 4: Lubrificante
As recomendações para o lubrificante são as mesmas do preservativo masculino: não utilizar aqueles a base de óleo, já que podem fazer com que o preservativo se rompa.
Passo 5: Removendo o preservativo feminino
- ao remover, o ideal é que se permaneça deitada e a camisinha seja retirada com cuidado, para evitar que o esperma saia do preservativo.
- pegue o anel externo e torça, puxando para fora para que o preservativo saia do canal vaginal.
Dicas extras
- Perder a ereção quando se coloca o preservativo é algo comum. O ideal, portanto, é continuar nas preliminares até que se recupere a ereção.
- Caso continue a achar o momento de colocar o preservativo particularmente ruim, então peça a ajuda da(o) sua(seu) parceira(o) para tornar o momento mais interessante.
Conclusão
E aqui acaba nosso tutorial.
Lembre-se: todos devem aprender a colocar tanto o preservativo masculino e feminino, não só para garantir a eficácia do método contraceptivo e de proteção contra ISTs, mas também para que a hora de colocar a camisinha se torne um momento de parceria e de prazer para ambos.
Referências
- Revista Brasileira de Educação Médica 36, 1 suppl. 1 (Março de 2012). Autonomia do cuidado: interlocução afetivo-sexual com adolescentes no PET-Saúde.
- 12º Congresso Internacional da Rede Unida. Reflexões sobre práticas sexuais, de acesso e uso do preservativo masculino por adolescentes e jovens de uma escola pública.
- Escola Anna Nery 15, 1 (Março de 2011). Percepções de casais heterossexuais acerca do uso da camisinha feminina.