Na maioria das vezes, as ondas de calor ou suores noturnos nos homens são um sinal de deficiência androgênica do envelhecimento masculino, às vezes chamada popularmente de andropausa. Entretanto, como nos esclarece o Dr. João Brunhara, médico urologista: “isso também pode ser um efeito colateral de certos tratamentos ou medicamentos: em particular o tratamento do câncer de próstata (terapia hormonal) ou uma deficiência/desequilíbrio hormonal”. Ele também aponta que fatores psicológicos como estresse, ansiedade, etc. podem levar a essa sensação incômoda.
A Omens vai analisar as causas e tratamentos das ondas de calor tanto em homens jovens como nos mais velhos
Índice
Sintomas do suor noturno e das ondas de calor no homem
As ondas de calor causam os mesmos sintomas em homens e mulheres: transpiração excessiva, vermelhidão e ardência no rosto, no pescoço e no peito.
Conhecemos esses sintomas também como sudorese noturna, porque geralmente eles ocorrem de forma repentina ou temporária à noite.
No caso da andropausa, essas ondas de calor são acompanhadas de outros sintomas, como dificuldades sexuais, alterações no humor e no sono.
Guia dos afrodisíacos [Omenscast #28]
No nosso 28º episódio do Omenscast, o médico urologista João Brunhara vai explicar um pouco mais sobre os afrodisíacos: quais existem e funcionam de verdade? Se você está procurando por uma abordagem médica e detalhada sobre o que é afrodisíaco, você veio ao lugar certo! A transcrição do áudio você poderá encontrar aqui.
Quais as causas das ondas de calor antes da andropausa?
Sentir ondas de calor não é necessariamente sinal de uma Deficiência Androgênica do Envelhecimento Masculino (o mesmo que “andropausa”). Mesmo porque até os homens jovens podem experimentar esse sintoma, em caso de forte exposição ao estresse, a uma crise de ansiedade ou um estado ansioso intenso.
Além desses fatores psicológicos, as ondas de calor são às vezes um efeito colateral de certos medicamentos (principalmente remédios prescritos para dilatar os vasos sanguíneos) ou de certas doenças hormonais ou infecciosas.
Dentre as causas clínicas das ondas de calor, temos:
- disfunção da tireoide (hipotireoidismo);
- uma doença hormonal, da tireoide, ou que afete a hipófise (glândula responsável pela secreção de diversos hormônios);
- diabetes;
- ou ainda uma infecção, como a brucelose, que também provoca febre.
Envelhecimento do homem e Andropausa: o que é isso? [Vídeo]
Envelhecer é um processo que sempre deixa as pessoas apreensivas. E quanto à saúde sexual, então? Com as mulheres fala-se em menopausa, com os homens muito se fala em andropausa, mas isso existe mesmo? O que é e quais os sintomas da andropausa? Ela pode causar baixa libido, falta de testosterona ou problemas de ereção, mas como evitá-la e envelhecer bem? Venha tirar essas dúvidas sobre testosterona, envelhecimento e a suposta menopausa masculina, a deficiência androgênica do envelhecimento masculino.
Ondas de calor no corpo do homem como sintoma da andropausa
Estima-se que a andropausa afeta de 10 a 20% dos homens com mais de 50 anos e 50% dos homens com mais de 70. Mas vale lembrar que, como mencionamos anteriormente, os especialistas preferem chamar a condição de “Deficiência Androgênica do Envelhecimento Masculino”. Isso porque o termo “andropausa” sugere que se trata de uma menopausa nos homens.
Mas, na realidade, a andropausa tem pouco em comum com a menopausa. Veja:
“Antes de mais nada, a andropausa não significa a extinção da produção de hormônios masculinos; o homem continuará a produzir testosterona durante toda sua vida. Por isso, a andropausa é diferente da deficiência de estrogênio que a menopausa causa no sexo feminino”.
— Dr. João Brunhara
A outra diferença é que a andropausa não é algo que acontece com todas as pessoas do sexo masculino, embora ela seja comum. Além disso, é um processo lento, progressivo, é uma deficiência hormonal que vai atingir cada um diferentemente.
Os principais sintomas da deficiência androgênica do envelhecimento masculino são:
- disfunção erétil;
- queda na libido;
- ondas de calor;
- falta de atenção;
- perda de memória;
- depressão.
Os tratamentos para ondas de calor e suor noturno em homens
Os tratamentos para ondas de calor e suor noturno vão depender das causas. Se se tratam de causas psicológicas (estresse, ansiedade, etc.), pode ser aconselhável praticar esportes, pois os exercícios físicos promovem a liberação de endorfinas, propícias ao bem-estar.
Tais hormônios são secretados pelo cérebro e atuam como um poderoso analgésico.
Outras atividades relaxantes (como a meditação ou o yoga) também podem ser benéficas para o corpo e a mente, assim, reduzindo o suor noturno. Se os fatores psicológicos não desaparecerem, recomenda-se procurar apoio psicológico.
Quando é um efeito colateral do tratamento do câncer de próstata, nem sempre é necessário tentar “curar” as ondas de calor. Geralmente os médicos recomendam um acompanhamento clínico antes de tudo. O tratamento das ondas de calor vai depender principalmente do desconforto que elas causam no paciente.
Todos os tratamentos mostraram uma alta taxa de eficácia, seja o acetato de ciproterona, acetato de megestrol ou a venlafaxina.
Os sintomas da andropausa também podem ser aliviados naturalmente (remédios fitoterápicos, prática esportiva, hábitos cotidianos, estilo de vida, etc.) ou com terapia de reposição hormonal (injeções ou comprimidos).
Por fim, se for uma doença da tireoide ou alguma condição hormonal, podem-se prescrever tratamentos específicos para aliviar as ondas de calor.
Consulte um urologista ONLINE e inicie seu tratamento hoje
Marcar Teleconsulta AgoraReceba receita médica, remédios e encaminhamento para exames
Conclusão: quando e quem consultar?
Se você estiver se sentindo incomodado com ondas de calor, você pode consultar (online mesmo) um urologista. Na maioria das vezes, esse sintoma possui bons tratamentos. Em caso de efeitos colaterais a algum medicamento, o médico também pode sugerir uma alternativa.
Se você tem mais de 45 anos de idade, um exame de sangue com a avaliação do nível de testosterona pode evidenciar uma deficiência androgênica. Não se trata de um problema muito grave, o importante é falar com um médico se você tiver sintomas que te incomodam.
Em qualquer caso, é melhor verificar se também não é uma doença da tireoide ou alteração hormonal, que pode ter outros efeitos sobre o sono, sobre a forma física ou o humor.
Referências
- CIÊNCIA E CULTURA – Revista Científica Multidisciplinar do Centro Universitário da FEB v. 7, nº 2, Novembro/2011. Menopausa: conceito e tratamentos alopático, fitoterápico e homeopático.
- Arquivos brasileiros de endocrinologia e metabologia 45 (2) – Abril 2001. Andropausa: insuficiência androgênica parcial do homem idoso.
Eu tenho suores frios e seguidos a noite toda estou com medo sinto a cara quente que fazer
2003, setembro, cirurgia no Inca do Rio de Janeiro.
7 anos depois, 35 sessões de Rádio Terapia.
Atualmente, desde 2010,
Iniciei tratamento de Imunoterapia, até os dias atuais com oncologista.
Atualmente, estou com os resultados de exames de sangue com 120 ou menos de plaquetas,
Testosterona abaixo de 10. Ondas de Calor, no mínimo 5 vezes. ao dia.
Falta de Atenção.
Perda de memória.
Libido em estado de
extinção, e consequentemente Depressão.
Tenho interesse em saber mais antes de agendar uma consulta ok
Tudo certo, Rubens! Converse antes com a gente pelo whatsapp ou nas nossas redes sociais.
uma onda de calor demasiada( nada haver com o calor do sol), muito suor( roupas enxarcadas)…muito desconfortavel.