A nossa vida sexual acompanha intimamente nossa experiência de vida: a descoberta do corpo, de fantasias, do prazer do orgasmo… O sexo faz bem para a saúde e modela a nossa relação com o outro e com nós mesmos. Viver a própria sexualidade de forma satisfatória produzirá efeitos benéficos no corpo e trará bem-estar. Embora as relações sexuais possam também ter a reprodução como objetivo, o prazer ocupa um lugar muito importante na vida sexual das pessoas. Portanto, vale a pena lembrar por que o sexo é bom para a saúde.
Índice
O sexo faz bem para a saúde porque melhora a condição física e previne certas doenças
Fazer sexo regularmente ajuda a manter a própria forma física e até mesmo a prevenir algumas doenças.
Assim como a prática esportiva contribui para uma boa pressão arterial, as relações sexuais também colaboram para diminuir o risco de problemas cardíacos.
O orgasmo pode reduzir o estresse, a ansiedade e até dores de cabeça, propiciando sonos saudáveis e ajudando a reduzir o risco de determinados tipos de câncer (como o câncer de próstata).
No caso das mulheres, a prática sexual frequente também ajuda a fortalecer o assoalho pélvico, prevenindo o enfraquecimento dos músculos pélvicos que poderiam levar à incontinência urinária.
O sexo responde a uma necessidade natural e hormonal
Em primeiro lugar, o sexo supre as necessidades naturais do ser humano relacionadas aos hormônios.
Sentir desejo por alguém é algo 100% natural. Isso porque os corpos emitem uma série de sinais que podem despertar desejo e excitação no outro. Tudo pode acontecer sem o nosso conhecimento, sem que a gente saiba por que desejamos tal pessoa.
A própria libido é um fenômeno que podemos qualificar como físico-químico.
Portanto, é saudável e normal experimentar esses tipos de sensações.
Problemas no relacionamento? Parceiro com alguma dificuldade?
Marcar Teleconsulta AgoraConverse ONLINE com um psicólogo especialista em sexualidade
O sexo faz bem para a saúde ao satisfazer desejos e trazer bem-estar
O próximo passo é se esses desejos serão realizados ou não.
Independentemente de estarmos em um relacionamento ou solteiros, o sexo tem um lugar importante nas nossas vidas.
A satisfação desses desejos traz uma sensação de bem-estar, relaxamento e alívio. Durante a relação sexual, produzimos oxitocina e endorfinas que propiciam esse estado eufórico.
Por isso, o sexo impacta a saúde mental e ajuda na manutenção da libido. Mas ele também impacta positivamente os nossos corpos por diversas razões.
O sexo ajuda a descobrir o próprio corpo através do outro
Fazer sexo é experimentar o contato de um corpo com outro. É também compartilhar prazer, estímulos, gestos… Em resumo: as sensações que nos fazem sentir bem!
É experimentar o próprio corpo, mas também o corpo de outra pessoa diferente de nós. Isso pode dar origem, em ambos parceiros, a variados prazeres e fantasias.
No entanto, os benefícios do sexo vão além da simples satisfação de impulsos.
Depois de bater cabeça por ANOS, a autoestima e o relacionamento só ladeira abaixo, consegui resolver o meu problema! Médico especializado em ejaculação precoce é outra história: me passou um tratamento com técnica comportamental e medicação. Com foco e paciência, hoje eu já tô durando 3x mais!
— Thiago B., 28 anos
CONHEÇA A SUA SOLUÇÃOO sexo é bom para relacionamentos e para a comunicação
Em um relacionamento, os problemas relacionados à sexualidade podem ser diversos. Mesmo porque o sexo permite atender aos desejos do parceiro ou parceira, bem como aproximar os dois de forma bastante íntima.
Muitas vezes, o sexo é fundamental para que alguns relacionamentos funcionem bem.
As interações íntimas são às vezes uma forma do casal se encontrar. Os parceiros podem abordar certas discussões após o sexo:
Quando os dois compartilham desse momento de prazer e se sentem bem após a relação sexual, ambos podem trocar ideias e se comunicar de forma mais tranquila, o que talvez não aconteça com tanta frequência na vida cotidiana.
Esses momentos são extremamente importantes em um relacionamento.
Uma vida sexual feliz reforça a autoestima
Enfim, ter uma vida sexual plena ajuda a pessoa a se sentir bem consigo mesma.
Ao respondermos aos nossos desejos naturais dessa forma, sentimos satisfação e prazer.
Viver a própria vida sexual com certa liberdade possibilita preservar a confiança em si mesmo, portanto, auxiliando na saúde mental.
O sexo também pode fazer o contrário e impactar muito negativamente a autoestima se virar uma fonte de mal-estar para o indivíduo.
Como as doenças crônicas influenciam a libido? [Vídeo]
Você já deve saber o que é libido, mas existe alguma relação entre doenças crônicas – como câncer, obesidade, osteoporose e outras – e problemas de falta (ou perda) de libido? Então, logo após esses possíveis casos, tem como aumentar a libido de novo? Saiba mais!
Não deixe a situação piorar: procure orientação!
É importante manter uma relação saudável consigo mesmo, com a própria sexualidade e com o próprio corpo. Negligenciar um desses aspectos trará repercussões a longo prazo se você reprimir a sua sexualidade pelas razões erradas: desconforto físico, problemas de ereção, ejaculação precoce…
Não espere até o último momento para agir ou buscar ajuda: existem diversas soluções simples e eficazes.