A infecção urinária é uma doença comum, que afeta milhares de brasileiros e brasileiras, mas nem por isso não merece a devida atenção. Conhecer a sintomatologia é uma ótima forma de entender melhor essa infecção e tratá-la da forma correta.
Vamos repassar quais os principais sintomas da infecção urinária e como saber quando ela se agravou ou não:
Índice
Infecção urinária em homens e em mulheres: tem diferença?
A anatomia diferente de homens e mulheres afeta de forma bastante significativa a presença das ISTs em cada um – começando pela incidência da infecção urinária (conheça mais detalhadamente as causas aqui).
Em uma pesquisa realizada em 2017 com 2 mil pacientes do Sistema único de Saúde, mais de 200 mulheres apresentaram a infecção. Em contrapartida, apenas 30 homens foram diagnosticados com a ITU (infecção do trato urinário). Com uma uretra mais curta e mais próxima da vagina e do ânus, pessoas do sexo feminino ficam mais expostas à Escherichia Coli, principal bactéria que provoca a infecção.
A presença de infecções urinárias no sexo masculino levanta suspeitas para alterações do trato urinário, seja com uma malformação congênita nos meninos, seja para uma prostatite ou crescimento da próstata em homens mais velhos.
Quanto aos sintomas, eles se parecem bastante em ambos os sexos, variando mais de acordo com onde a infecção está instalada. Além disso, é importante ressaltar que mesmo que exista uma chance menor para o sexo masculino de ser acometido pela ITU, ainda existem chances. Portanto, não se descuide!
Sintomas da infecção no sexo feminino
Os sintomas da infecção urinária feminina podem variar de acordo com o local onde ela está acontecendo. Mas, no geral, pode ocorrer:
- ardência ou dor na hora de urinar (em quase todos os casos);
- urina com cor escura, turva, avermelhada ou com odor muito forte (em quase todos os casos);
- urinar com frequência ou muita urgência para urinar (em quase todos os casos);
- desconforto ou peso no baixo ventre (cistite);
- dor na região lombar, náuseas, vômitos, febres e calafrios (pielonefrite).
Esses são os principais sintomas da infecção urinária que atinge o sexo feminino. Portanto, ao apresentar qualquer um deles procure o médico ginecologista.
Os medicamentos mais indicados para infecção urinária [Omenscast #46]
No nosso 45º episódio do Omenscast, o médico urologista João Brunhara vai falar sobre um tema que interessa tanto aos homens quanto às mulheres (às vezes até mais ao público feminino): as causas e os tratamentos da infecção urinária. A transcrição do áudio você poderá encontrar aqui.
Sintomas da infecção urinária masculina
Já em pessoas do sexo masculino, existem também sintomas da infecção urinária que podem afetar o funcionamento da próstata. Segue uma lista deles para que você fique atento:
- ardência ou dor na hora de urinar (em quase todos os casos);
- urina com cor escura, turva, avermelhada ou com odor muito forte (em quase todos os casos);
- urinar com frequência ou muita urgência para urinar (em quase todos os casos);
- desconforto ou peso no baixo ventre (cistite, uretrite ou prostatite);
- dor na região lombar, náuseas, vômitos, febres e calafrios (pielonefrite);
- diminuição do jato de urina (prostatite);
- pus saindo da uretra (uretrite);
- dor durante a relação sexual ou ao ejacular (prostatite ou uretrite).
Mais uma vez, ao apresentar qualquer um desses sintomas de infecção urinária no homem, deve-se procurar um médico urologista para realização de exames.
Como evitar a infecção urinária?
Para pessoas do sexo feminino, o ideal é começar com uma boa rotina de higiene pessoal. Por exemplo, o ideal é que, ao se limpar após ir ao banheiro, se passe o papel higiênico de frente para trás, nunca o contrário.
Além disso, beber muita água e não segurar a urina vale para ambos os sexos. Essa medida também serve para reduzir a chance de formações de cálculos renais ou na bexiga que podem levar até infecções. Lembre-se também de utilizar roupas íntimas de algodão e que não sejam muito apertadas.
Consulte um urologista ONLINE e inicie seu tratamento hoje
Marcar Teleconsulta AgoraReceba receita médica, remédios e encaminhamento para exames
Por qual razão se deve procurar o médico para tratar a infecção urinária?
Simples: por que um quadro de infecção simples de tratar pode evoluir para uma pielonefrite e provocar a perda da função renal. As bactérias que causam a ITU podem subir pelo trato urinário, desde a uretra até a bexiga e posteriormente para os rins ou próstata.
A infecção na próstata pode demorar para ser completamente curada e afetar a vida sexual de maneira direta. Além disso, a pielonefrite, quando não tratada de forma correta, pode evoluir para uma doença crônica. Com o tempo, a função renal vai sendo desgastada, podendo levar à falência renal.
Quando a infecção urinária é considerada grave?
Geralmente, quando a ITU atinge os rins, provocando a pielonefrite, é considerada grave, principalmente porque não é tão fácil como parece chegar até lá. Nosso corpo e principalmente nosso sistema urinário tem mecanismos de defesa que deveriam parar a infecção.
Quando a infecção urinária atinge os rins, os sintomas costumam ficar mais graves ainda: envolvem náuseas, vômitos, mal estar no geral e febre muito alta, além de dor na região lombar.
Como já explicamos no tópico anterior, a pielonefrite, que já é um estado mais grave de uma infecção urinária, pode ainda evoluir para uma doença renal crônica. Agravando assim ainda mais a situação. Portanto, é de suma importância que ao notar qualquer sintoma da infecção urinária para que ela não piore com o tempo.
Também consideramos grave uma infecção urinária com prostatite, já que essa pode provocar febre, queda do estado geral e pode necessitar de internação hospitalar e uso de antibióticos na veia.
Conclusão: e como saber se a infecção foi para os rins?
A infecção urinária é uma doença comum, mas que pode se agravar até causar a perda da função renal. Então, como saber se a infecção por para os rins ou não?
Primeiramente, os sintomas têm uma piora significativa, com febre alta, mal estar, náuseas e dor lombar – um sinal claro da piora da infecção. Mas existem pessoas que não apresentam sintomas ou ainda que apresentam sintomas menos claros, como falta de apetite e cansaço.
A única maneira clara de saber se a infecção foi para os rins é através de um exame. Por causa disso, uma visita ao médico se você apresenta sintomas de ITU é necessária, até para prevenir que a infecção evolua para uma pielonefrite.
Referências
- Congresso Nacional de Iniciação Científica – CONIC-SEMESP. Incidência de infecção urinária entre homens e mulheres que utilizam o SUS.
- Revista brasileira de análises clínicas 36(3): 163-166, 2004. Disúria e polaciúria: sintomas realmente sugestivos de infecção do trato urinário?
- M. Rangel, Y. Tressa, S. S. Zago (2014) – Colloquium Vitae 5(1), 59–67. Infecção urinária do diagnóstico ao tratamento.