Na época da Grécia Antiga e do Antigo Egito, os médicos examinavam frequentemente a cor, o odor e a textura da urina. Aliás, eles também procuravam por bolhas, sangue e outros sinais de doenças. Hoje, então, todo um campo da medicina se concentra na saúde do sistema urinário e reprodutivo: é o que faz um urologista.
Veja aqui o que os urologistas tratam e cuidam e, principalmente, quando você deve considerar consultar um desses especialistas.
Índice
O que é um urologista?
Os urologistas diagnosticam e tratam doenças do aparelho urinário tanto em homens quanto em mulheres. Além disso, eles também diagnosticam e tratam qualquer coisa que envolva o aparelho reprodutivo do sexo masculino.
Em muitos dos casos, eles realizam cirurgias. Por exemplo, um médico urologista pode remover um câncer, retirar uma obstrução no trato urinário, endireitar um pênis afetado pela doença de Peyronie… Os urologistas trabalham em diversos ambientes, como hospitais, clínicas, centros de urologia e, inclusive, com atendimento online.
O sistema urinário é o sistema que produz, armazena e elimina a urina do corpo. Os urologistas podem tratar qualquer parte desse sistema, por exemplo:
- rins, que são os órgãos que filtram os resíduos do sangue para produzir urina
- ureteres, que são os canais pelos quais a urina passa dos rins para a bexiga
- bexiga, que é a “bolsa” que armazena a urina
- uretra, que é o canal por onde a urina se desloca da bexiga para fora do corpo
Da mesma forma, os urologistas podem tratar de problemas nas glândulas suprarrenais; apesar de elas não fazerem parte do sistema urinário, ficam acima de cada um dos rins e secretam hormônios.
Além disso, um médico ou médica urologista também trata todas as partes do sistema reprodutivo masculino. Esse sistema é composto basicamente:
- pelo pênis, que é o órgão que transporta a urina e o esperma para fora do corpo;
- pela próstata, que é a glândula abaixo da bexiga que produz um líquido que contribui para a fabricação do sêmen;
- e pelos testículos: os dois órgãos ovais localizados dentro do saco escrotal, que produzem o hormônio da testosterona e fabricam esperma
Tudo sobre o Urologista [Omenscast #16]
No décimo sexto episódio do Omenscast, o médico João Brunhara vai apresentar a profissão do urologista, um especialista tão procurado por pacientes com os mais diversos tipos de dificuldades e problemas. A transcrição do áudio você poderá encontrar aqui.
Para que serve: um médico urologista trata qual doença?
Os urologistas cuidam de uma grande variedade de condições que afetam o sistema urinário humano e o sistema reprodutivo masculino.
Nos homens, os urologistas tratam, por exemplo:
- cânceres na bexiga, nos rins, pênis, testículos, próstata e glândulas suprarrenais
- próstata aumentada: a hiperplasia benigna da próstata (HPB) afeta cerca de 1 em cada 3 homens com mais de 50 anos de idade; o crescimento excessivo de células na glândula prostática faz com que a uretra se estreite, levando a problemas na micção
- infertilidade: pode resultar de danos ao aparelho reprodutivo masculino e uma variedade de problemas com os espermatozoides (uma causa comum é, aliás, a varicocele, uma veia aumentada no saco escrotal)
- cistite intersticial, também chamada de síndrome da bexiga dolorosa
- doenças renais: danos aos rins podem levar a inchaço nas mãos e nos tornozelos, hipertensão arterial e outros sintomas
- pedras nos rins e no ureter: depósitos pequenos e duros, feitos de sais minerais e ácidos que se formam nos rins, mas podem passar para os ureteres; assim, podem afetar a micção e causar dor, náuseas e vômitos
- prostatite, que é uma infecção ou inflamação da próstata, que pode causar dor ao urinar ou ao ejacular – pode ser aguda ou crônica
- infecções do trato urinário (ITU), que surgem muitas vezes quando as bactérias migram do trato digestivo para a uretra: os sintomas incluem micção anormal, dor, incontinência, náuseas, vômitos, febres e calafrios (arrepios), afetando principalmente as mulheres
Dificuldades sexuais:
- disfunção erétil, ou problemas para conseguir ou manter uma ereção: o pênis é incapaz de atingir rigidez suficiente para permitir a penetração (a dificuldade pode ser um sintoma de outra doença)
- ejaculação precoce e outros problemas ejaculatórios
- dificuldades em relação à libido e ao apetite sexual, seja um desejo reduzido ou super alto
- doença de Peyronie: uma placa fibrosa de tecido cicatricial se desenvolve debaixo da pele do pênis, podendo levar à uma curvatura acentuada no pênis durante a ereção e causar dores e trazer dificuldades para a relação sexual
O atendimento personalizado de um urologista pode te ajudar
Marcar Teleconsulta AgoraConsulte um médico ONLINE e comece com o tratamento já!
Quando devo procurar um urologista?
Um clínico geral pode ajudar no tratamento de problemas urinários leves, como uma infecção urinária, e também vários problemas de saúde sexual masculina. Seu médico ou médica pode te encaminhar a um urologista se os seus sintomas não melhorarem ou se você tiver uma condição que exija tratamentos que ele(a) não possa fornecer.
É possível também consultar um urologista junto de outro especialista para determinadas condições. Por exemplo, um homem que tem câncer de próstata pode consultar um oncologista e um urologista, uma pessoa com problemas de ereção pode tratar ao mesmo tempo as causas fisiológicas e as causas psicológicas, etc.
Como sei que é hora de consultar um médico urologista? Ter qualquer um desses sintomas sugere que você pode precisar de um urologista:
- sangue na urina
- necessidade frequente ou urgente de urinar
- dor na parte inferior das costas ou na pelve
- dor ou ardência ao urinar
- problemas para urinar
- vazamento de urina
- fluxo de urina fraco
Você também deve consultar um urologista se você for do sexo masculino e estiver experimentando algum esses sintomas, por exemplo:
- uma queda no desejo sexual
- um nódulo no testículo
- problemas para conseguir ou manter uma ereção
- ejaculação precoce
- curvatura acentuada no pênis
Quando procurar um urologista especializado em sexualidade? [Vídeo]
Está na dúvida se está passando por algum tipo de problema sexual? Alguma disfunção sexual, como talvez a disfunção erétil, ou uma ejaculação precoce ou uma perda de libido? Pois talvez seja hora de se consultar com um urologista.
E é por isso que nosso médico Dr. João Brunhara vai tirar algumas dúvidas sobre quando se consultar com urologistas especializados em sexualidade e como fazer isso da melhor forma!
Onde encontrar um urologista perto de mim?
Talvez um médico ou sua parceira ou parceiro tenha sugerido a você consultar um urologista e você esteja se sentindo um pouco nervoso ou envergonhado. Mas fique tranquilo: um bom urologista fará o possível para te deixar mais à vontade.
Como alguns problemas podem ser angustiantes ou chatos de resolver e de falar sobre, o objetivo do especialista é ajudar a deixar o paciente à vontade. Um urologista tem de normalizar a situação, aliás, o humor normalmente é uma forma bastante eficaz de fazer isso. E a possibilidade de realizar uma consulta online também ajuda muito.
Como com qualquer especialista médico, é essencial encontrar um urologista qualificado e reconhecido. Você também deve encontrar principalmente alguém com quem seja fácil se comunicar.
No Brasil, os urologistas devem se formar em uma faculdade de medicina e completar um programa de residência na área.
Se você precisar de ajuda para encontrar um bom urologista, recomendamos verificar os profissionais parceiros da plataforma Omens.
Garanta sua receita ONLINE e tratamento a partir de R$ 79
Marcar Teleconsulta AgoraConsulte um médico urologista HOJE, pelo celular ou computador
Mais informações
- YouTube da Omens: no canal da plataforma, o médico urologista João Brunhara aborda diversos assuntos relacionados à saúde sexual masculina.
- Instagram com conteúdo para todos os homens que buscam informação médica confiável e segura – e sem perder o bom humor.